Património

- Muralha de Buarcos



 Acredita-se que a sua construção tenha se iniciado no reinado de João I de Portugal (1385-1433), ou mais própriamente no de Manuel I de Portugal (1495-1521), como defesa contra os ataques de corsários Ingleses, bem como de piratas, frequentes na região.
 Da antiga fortificação subsiste atualmente apenas um pequeno troço das suas muralhas. 



- Pelourinho de Baixo (Bunhos)

- Pelourinho de Cima (Arcos)

O Pelourinho de Buarcos,  É quase idêntico ao de Redondos, cujo topónimo já não existe, pelo que os dois monumentos convivem a curta distância na mesma freguesia. Pela mesma razão, o de Buarcos é também conhecido por "pelourinho de baixo", por oposição ao seu par, situado na parte alta ou interior. 
A plataforma sobre a qual se ergue o conjunto é constituída por três degraus muito desgastados, sendo o térreo circular, e os dois superiores octogonais. O fuste é cilíndrico e liso, com pequena base circular, seguida de um anel pouco saliente, que se repete a curta distância do topo. O capitel é dórico. Uma das faces do prisma está decorada com o antigo brasão de Buarcos. 
O conjunto encontra-se bastante desgastado, seguramente pela proximidade de mar, uma vez que o pelourinho é em calcário, pedra naturalmente branda e porosa. O pelourinho não possui qualquer data, mas no vizinho pelourinho de Redondos está inscrito o ano de 1561, data que parece apropriada para situar o levantamento de ambos. 



- Teatro Caras Direitas

Foi fundado em 1907 com o objectivo de romper com o marasmo sócio-cultural em que Buarcos estava mergulhado em relação à vizinha Figueira, e tinha por lema “Instrução, Recreio e Beneficência”.
Nos seus primeiros 5 anos, foram inúmeras as vezes que o grupo praticou a caridade aos pobres em géneros alimentícios, em auxílios monetários ou em pagamento de contas de farmácia. No campo cívico, participou em carvalhadas, organizou peditórios e abaixo-assinados por causas meritórias.
O desporto é uma prioridade na ocupação de forma saudável dos tempos livres, e por isso, também uma prioridade para o grupo. 


Em 1910, foram organizadas as primeiras caçadas pelos montes de Buarcos. 

A 1 de Dezembro de 1982 é inaugurado o pavilhão gimnodesportivo.
Neste grupo já se realizaram várias práticas desportivas como futebol de salão, ginástica de manutenção, ténis de mesa, tiro ao alvo, petanca, aeróbia, basquetebol feminino, concursos de pesca, danças de salão; e várias modalidades de salão como sueca, xadrez e outras de interesse da comunidade.
Neste momento temos um protocolo com a Câmara Municipal da Figueira da Foz, que utiliza o nosso pavilhão gimnodesportivo para o exercício de várias práticas desportivas.

O Grupo já teve disponível uma escola de desenho.
Nos anos 80 funcionou neste grupo a Biblioteca Gulbenkian.



Estátua em homenagem a Jorge Bracourt (foi quem fundou o Grupo Caras direitas)


- Teatro Trindade



 A sua edificação deve-se a Fernando Augusto Soares um republicano convicto, possuidor de grande fortuna, que decidiu mandar construir este teatro, no início do século XX. Para tal, foi necessário demolir o celeiro que aqui existia, pertencente aos frades crúzios e onde também funcionava um teatro. A nova sala de espectáculos de Buarcos foi inaugurada no dia 3 de Dezembro de 1910 (isto apesar da fachada exibir a data de 1911). Seguiu-se uma época de grande fulgor, com a associação União Foot-Ball, fundada a 25 de Dezembro de 1921, a estabelecer aqui a sua sede, acabando mesmo por adquirir o imóvel, em 1979


-Escola Infante D.Pedro



- ESTATUÁRIA

- Estátua do Pescador



- Homenagem à Peixeira


- Os Navegantes


- Castelo de Buarcos


- O Farol


- Capela da Nossa Senhora dos Navegantes 


- Capela da Misericórdia


-Igreja de S. Pedro


-Capela da Nossa Senhora da Encarnação/ Conceição




-Museu do Mar










Sem comentários:

Enviar um comentário